Blog

Viagens Incríveis – Destino: Buenos Aires – Parte 1

Buenos_Aires_Parte1
Viagens Incríveis

Viagens Incríveis – Destino: Buenos Aires – Parte 1

Criamos este post com o objetivo de relembrar e compartilhar as nossas experiências vividas durante o período em que estivemos em Buenos Aires, a capital da Argentina. Devido à facilidade de acesso e à proximidade com o Brasil, a cidade tornou-se um dos primeiros destinos internacionais dos brasileiros. Essa foi a nossa primeira viagem internacional juntos e a minha primeira experiência em outro país. Voamos pela companhia aérea Qatar Airways e desembarcamos no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini Ezeiza. O meu primeiro contato com uma língua estrangeira me deixou amedrontada em um primeiro momento, já que era quase impossível entender o que estava sendo dito desde a descida do avião até a chegada ao hotel, mas essa sensação foi sendo reduzida conforme o tempo foi passando.

Ficamos hospedados no Hotel Intersur Recoleta, escolhido por conta da sua localização próxima a diversas atrações turísticas. Chegando ao quarto do hotel, descobrimos que  havíamos feito erroneamente a reserva de um quarto adaptado para cadeirante. Era de madrugada e meu marido ficou tentando resolver a situação com o staff do hotel, pois não tínhamos como contatar a agência de viagens por conta do horário. De um lado, ele mal entendia o que a recepcionista estava falando e ela igualmente, não fazia ideia do que estávamos querendo dizer, mas felizmente a situação acabou resolvida.

Considerada a cidade do Tango, Buenos Aires é ideal para quem aprecia essa dança típica do país. Em muitos locais, inclusive, ocorrem shows incríveis com grandes espetáculos sobre a história dessa dança desde a sua origem até os dias atuais. Também é muito comum encontrar locais onde são servidos jantares com pratos típicos e internacionais durante as apresentações. 

Buenos Aires possui inesgotáveis opções de turismo, mas o nosso objetivo é compartilhar apenas algumas delas:

Casa Rosada

A primeira e uma das maiores atrações turísticas da cidade é a Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina e um dos símbolos do país. Está localizada em frente à Praça de Maio (Plaza de Mayo). O palácio é famoso por ter sido palco de inúmeros movimentos políticos e manifestações artísticas, além de se destacar pela sua arquitetura e pelo grande acervo de pinturas e esculturas. Durante a noite, a iluminação deixa a sua fachada ainda mais em evidência. É possível realizar visitas guiadas dentro do palácio nos finais de semana e feriados (ou seja, quando não há expediente) desde que seja feito um agendamento prévio com pelo menos 15 dias de antecedência.

A visita é interessante para conhecer os seus vários setores, a exemplo do Salão dos Patriotas, onde podem ser vistas pinturas e retratos de líderes latino-americanos; o Salão das Mulheres Argentinas do Bicentenário, dedicado a mulheres que tiveram destaque na história argentina; o Salão Branco, que reúne importantes personalidades da história argentina e de outros países; a Sala Presidencial, dentre outros. Também é possível conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do governo argentino, importantes fatos da história da Argentina e inúmeras curiosidades a respeito do funcionamento do edifício e hábitos do presidente, por exemplo.

Teatro Colón

O Teatro Colón é a principal casa de ópera de Buenos Aires, onde são apresentados grandes espetáculos pelos maiores músicos e companhias sinfônicas mundiais. Em termos de acústica, é considerado um dos cinco melhores entre todos os teatros do mundo. Foi inaugurado em 1908 e é uma das principais atrações turísticas de Buenos Aires. Caso não seja possível assistir a uma peça de teatro, pode-se fazer uma visita guiada pelo seu interior, passando por todos os cantos do teatro desde a sala principal até os bastidores.

Tango Porteño

O Tango Porteño é uma casa de shows que reúne teatro e apresentações de tango. Destaca-se pelos seus espetáculos grandiosos que conta a história do tango e seus diferentes estilos, fazendo uma viagem no tempo para recriar a Década de Ouro (a década de 40) quando este estilo musical atingiu um alto nível de aceitação na sociedade argentina. O objetivo das apresentações é permitir que o público seja transportado no tempo e desfrute da experiência de voltar a viver o tempo em que toda a cidade de Buenos Aires se resumia ao tango. As apresentações são repletas de efeitos visuais com a troca constante de figurinos, cenários e dançarinos. O local também serve pratos sofisticados, sendo possível adquirir ingressos para o jantar enquanto apresentações são realizadas.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires

A Catedral Metropolitana de Buenos Aires (também chamada de Catedral Primada de Buenos Aires) é a maior e mais importante igreja católica da cidade. Localiza-se no centro da cidade, diante da Praça de Maio, próxima à Casa Rosada. Foi reconstruída diversas vezes desde o século XVI e o prédio atual abriga uma mistura de estilos arquitetônicos. O seu interior mantém estátuas preciosas do século XVIII. Cada coluna representa um apóstolo de Jesus Cristo e acima delas há esculturas com tema bíblico. Existem também diversas capelas tão grandiosas quanto o altar com detalhes em dourado e uma cúpula construída para abrigar os restos mortais do General José de San Martín, considerado o libertador da Argentina, Peru e Chile.

#CONTINUA – Veja a continuação na 2ª parte deste post.